Monday, February 26, 2007

Sociedade S. Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida também como Conferências Vicentinas, é um organização católica internacional de leigos, fundada em Paris/França, a 23 de Abril de 1833, pelo jovem universitário Frederic Ozanam e mais seis companheiros, em resposta aos ateus e materialistas que contestavam: "os católicos devem-se orgulhar da sua religião no passado. Hoje o cristianismo está morto. Onde estão as obras que justificam a vossa fé?"Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, a Sociedade inspira-se no pensamento e na obra deste santo, esforçando-se, sob o influxo da Justiça e da Caridade, por aliviar os sofrimentos do próximo mediante o trabalho coordenado dos seus membros.
Desde a primeira conferência, fundada em Paris, a Sociedade de São Vicente de Paulo não parou de crescer em todo o mundo, estando hoje presente em 132 países, perfazendo um número de mais de 900.000 membros.
De carácter católico, a Sociedade está aberta a quantos desejem viver a sua fé no amor e no serviço aos irmãos. Fiel aos seus fundadores, a S.S.V.P. procura renovar-se constantemente e adaptar-se às condições mutáveis do mundo.
Nenhuma obra de caridade é estranha à S.S.V.P.. A sua acção compreende qualquer forma de ajuda, por contacto pessoal, no sentido de aliviar o sofrimento e promover a dignidade e a integridade do homem. A Sociedade não somente procura mitigar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram. Leva a sua ajuda a quantos dela necessitam, independentemente de raça, cor, credo político ou religioso e posição social.
Os membros da S.S.V.P. são unidos entre si pelo espírito de pobreza e de partilha. Formam no mundo inteiro, com aqueles a quem prestam auxílio, uma só família.

No comments: